arquivo

quarta-feira, 14 de setembro de 2016

Camphill Worldwide - Programa de Voluntariado Internacional


Contei lá no canal do youtube sobre o livro que eu e minhas amigas demos para a Pri que foi morar na Irlanda, mas, como o programa que ela está participando é bem interessante, resolvi compartilhar aqui com vocês um pouquinho sobre ele também.

A Pri é formada em psicologia e, depois da faculdade, ela resolveu que queria ter uma experiência diferente e descobriu na internet um programa de trabalho voluntário internacional chamado Camphill, onde as pessoas se candidatam para trabalhar em comunidades de pessoas deficientes ao redor do mundo.

O programa é aberto para todas as pessoas, ou seja, não é necessário ter uma formação como a dela (que no caso foi um plus que veio MUITO a calhar), e eles têm campus não só na Irlanda, mas também na Inglaterra, Estados Unidos, Canadá, África do Sul, Índia, França, Alemanha e mais uma porção de lugares.

Vou contar o que a Pri nos contou do programa dela, na cidade de Callan, não sei se é igual em todas as unidades: o Camphill são comunidades que abrigam pessoas com necessidades especiais (esquizofrênicos, autistas, pessoas com down, cadeirantes etc.); essas pessoas moram em casas nessas comunidades e e, junto com eles, moram os voluntários de todo o mundo que ajudam no cuidado dos internos, nas oficinas realizadas e na manutenção da casa. No Camphill de Callan a Pri vai lidar com adultos, mas existem também comunidades para crianças e idosos.  

O voluntário mora na comunidade, portanto não existe despesa de hospedagem ou alimentação. Além disso, pelo menos no caso da Pri, vai rolar uma ajuda de custo de 50 libras por mês. É bem pouco, mas já ajuda para comprar alguma coisa ou sair num dia de folga: eles têm 1 folga por semana e o programa tem no mínimo 9 meses.

Quem se interessar, pode acessar o site do programa e escolher qual a região que acha mais interessante atuar: http://camphill.net/ 

Ah, é claro, existe todo um formulário e entrevista de admissão antes de realmente poder integrar o Camphill, mas aparentemente não é nada mais complicado do que qualquer outro intercâmbio. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário!