arquivo

terça-feira, 20 de setembro de 2016

ki-recomenda: Amar e ser livre








Amar e ser livre - As bases para uma nova sociedade
Autor: Sri Prem Baba 
Editora Harper Collins BR









Ok, eu poderia recomendar simplesmente isso "ame e seja livre", já seria válido, mas a dica de hoje é de um livro, bem bacana, que fala sobre a construção de relacionamentos saudáveis, sob aspectos psicológicos e, de certa forma, até mesmo espirituais. 

Escrito pelo guru Sachcha (linhagem religiosa indiana), o brasileiro, Sri Prem Baba, o livro fala sobre as amarras que trazemos em nossas vidas desde a infância e como elas influenciam nos nossos relacionamentos afetivos e sexuais. Em uma sociedade em que os relações são tão descartáveis e viciadas, o texto de Prem Baba e serve como um guia para que o leitor aprenda a se preparar para de fato "amar e ser livre".

Entre tantos pontos abordados, fala-se muito do amor próprio e da capacidade de amar mesmo que sem a reciprocidade do outro e, ainda assim, conseguir lidar com tal situação sem sofrimento. 

Eu conheci esse livro por meio de minha psicóloga, a querida Ciça Alves, e devorei todas as 130 páginas em apenas uma semana (e gostei tanto que reiniciei a leitura em seguida)! Embora ele seja carregado de conceitos, tem também uma leitura bastante fácil e gostosa, além de ser bastante pertinente ao momento que vivemos hoje: pessoas com medo de criar vínculos afetivos, relacionamentos construídos à base de mentiras e dominação, predominando mais o envolvimento sexual do que o carinho e cuidado com o outro. 

Tenho recomendado essa leitura para todos os amigos, pois há tempos noto o quanto essa questão afetiva tem gerado discussões nas mesas de bar e como as queixas de todos são semelhantes no que diz respeito ao não entendimento das dinâmicas dos relacionamentos (assunto para ~vários~ outros posts).

Percebo, por experiência própria e pela observação desses amigos que, talvez, o "problema" esteja em nós mesmo, que, sem percebermos, sabotamos nossos relacionamentos, seja por medo ou por questões ligadas ao nosso passado e que ficaram marcadas no nosso subconsciente. 

A leitura desse livro me ajudou muito a clarear algumas ideias sobre mim mesma e as relações que tive e e tenho certeza que pode ajudar muitas outras pessoas também, estejam elas solteiras, para que se dediquem a buscar uma relação mais assertiva, ou comprometidas, caso, embora tenham um par, possam não se sentirem completamente satisfeitas com o relacionamento.

Quem ficou curioso e quiser saber mais sobre o livro antes mesmo de comprá-lo, pode conferir esse vídeo no qual o autor comenta um pouco de sua inspiração para escrevê-lo e explica melhor alguns conceitos abordados. É  um pouquinho longo, mas vale a pena!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário!