arquivo

quarta-feira, 3 de agosto de 2016

OMG! VIREI YOUTUBER!!! - Dicas de como criar o seu próprio canal no YouTube




Ok... Acho que dizer que virei youtuber é um pouco demais! Mas virei! Estou ainda bem longe de ser uma digital influencer e ter vários vídeos e seguidores e fãs e tudo mais, todo começo é difícil, né? 

Mas sim... Estou fazendo a minha estreia no Youtube e quero ver todos vocês seguindo o meu canal e me ajudando a bombar nas redes sociais: quem sabe eu não fico RICAAAA!!! RICAAAAA!!!

Quem já conhece aqui o ki-comunica ou quem já me conhece mais ou menos sabe o quanto eu sou chata e exigente com a questão de geração de conteúdo e estética, só que, para realizar o sonho e atender aos pedidos do "meu público" que sempre me sugeria botar as caras q me aventurar com vídeos no Youtube, dessa vez resolvi fazer diferente e abaixar BEM o meu próprio nível de exigência!

Não tenho muito conhecimento técnico de edição de vídeo ou mesmo sobre o melhor tipo de luz, aliás, aqui em casa a luz é péssima e não tem nenhum cenário legal para gravar, sabe? Vira e mexe tenho um bad hair day e eu não sei todos os macetes para esconder olheiras. Ou seja: vai ser tudo bem na bagaceira mesmo, só para tirar o projeto do papel e ver como ele anda.

Para quem tiver curiosidade de saber como os vídeos estão sendo feitos e, quem sabe, se animar para fazer seu próprio canal também, vou deixar as dicas aqui. Não que a qualidade dos meus vídeos esteja valendo esse Ibope todo, mas vai que tem alguém ainda mais perdido que eu, né?

Adianto que estou fazendo praticamente tudo pelo celular! Preferi assim, para ficar tudo na minha mão, na hora que eu quiser mexer, bem mais fácil!!! Sim, a memória dele às vezes reclama (alôu... aceita-se memória externa de presente, viu?), mas para não desistir tem que ser tudo do jeito mais cômodo possível!


Gravação de vídeos
Celular Samsung J5

Gravo absolutamente tudo com o meu celular!
Coloco o bichinho em um tripézinho bem mequetrefe, empilhado em um monte de livro e pronto! Ou é isso ou eu gravo com o celular na mão.

Eu adoro esse celular! Ele tem uma qualidade de imagem muito boa e, como eu edito os vídeos nele também, é ótimo porque a tela é bem grande. 

Não, você não precisa de um iPhone para ter qualidade de imagem. E não, isso não é um jabá... Ainda!!! Mas se a Samsung quiser me presentear com o último Galaxy estamos aí! 


Vinheta de Abertura
Site Animoto
Criei a vinheta de abertura nesse site Animoto. Se vocês repararem, na vinheta tem a marca d'água do site, eu percebi sim, mas como queria algo simples e de graça, foi assim mesmo. Provavelmente na versão paga você não terá essa marca. 

A vinheta tive que fazer no computador mesmo, tratei algumas imagens no photoshop, inseri num layout que eles já tinham, peguei a trilha que eles já tinham e pronto!

O site do Animoto é esse aqui: https://animoto.com/ e, embora esteja em inglês, ele é bem fácil de entender.


Edição de vídeos
Aplicativo VideoShow

Como já falei lá em cima eu faço tudo no celular e descobri esse aplicativo fuçando no GooglePlay. Quem quiser baixar o link é esse aqui.

Achei ele muito fácil de usar e até que tem bastante recursos. O fato é que editar no celular é chato (editar de um modo geral não é minha atividade preferida), então tento ao máximo gravar tudo em uma tacada só! 

É BEEEEEEEEMMMM difícil, afinal eu falo o que vem na cabeça, não é um texto decorado, sabe? O que facilita é que, de tanto repetir, uma hora vai saindo mais fluído, mas, ainda assim, sempre precisa dar uns cortes.

Muitos vídeos que vou lançar são snapsaves também, isso é, vídeos salvos direto do SnapChat, mas aí eu incluo (no VideoShow) vinheta e foto de capa. 

Um dia caí na besteira de baixar vídeo por vídeo e depois foi impossível colocar na ordem, mas na época nem pensava em criar um canal e colocar aquelas coisas (o vídeo final virou esse aqui), mas o fato é que a dica, nesse caso, é pedir para o SnapChat salvar toda a sua história e depois você corta só o que não interessa. Os vídeos que forem #snapsaves eu vou sempre indicar com a hashtag, ok?!


Foto de Capa e Imagem final
Aplicativo Photo Grid

Também no celular, uso para criar as fotos de capa (com o nome do episódio) e as fotos que finalizam o vídeo um aplicativo que me acompanha faz tempo: o Photo Grid (para baixar clique aqui). Acho que ele é um dos mais famosos para montagens de fotos, né? Eu pego as imagens na internet, coloco um texto e ponto final. Bem simples e rápido, mas, pelo menos, tenho tentado seguir um padrão (não é tão bagunça assim, né?). 

Eu subo os vídeos no Youtube pelo celular mesmo, mas sempre subo privado para, depois, conseguir colocar a capa direitinho pelo computador: eu dou screenshot da tela com o nome do episódio e aí como a imagem personalizada como miniatura.

Quer dizer... É tudo bem simples, mas ainda assim bem trabalhoso, né? 
Por isso que eu digo que vocês têm que me dar valor!!!

Como falei no vídeo de estreia, eu vou voltar com o blog também. Vou aproveitar alguns temas dos vídeos para aprofundá-los por aqui... Acho que vai ficar legal: já tenho alguns vídeos e posts prontos e vou soltando aos pouquinhos para vocês!

Quero reforçar que estou fazendo tudo de uma maneira beeeeeeeem amadora e muuuuuuuuuuuuuuuito longe do jeito certo de fazer, mas foi a forma que encontrei de me motivar a criar um canal com zero investimento financeiro (ou quase zero, né? Afinal o celular foi caro custou caro... porque burrice sempre custa caro! Uma triste e longa história que eu conto para vocês depois).

E se alguém ainda não viu meu vídeo ou não se inscreveu no canal, por favor, não se faça de louco e clique bem aqui: youtube.com/karlaikeda.

Aqui do lado do blog tem também os ícones para que vocês possam me seguir em todas as minhas redes sociais e ficarem sabem tudo que eu apronto por aí! Sim, são muitos projetos e eu vou ter é que rebolar MUITO para dar conta de todos! Que Deus (e o meu público) me ajude!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário!