arquivo

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

"Não canse quem te quer bem" ou "Quando a intimidade vira MESMO uma merda"



Já faz algum tempo, vi a matéria abaixo nas redes sociais e resolvi compartilhar aqui no blog para poder comentar um pouco sobre ele... Leiam, leiam, deliciem-se antes de lerem o restante do texto dessa que vos fala.


Em primeiro lugar que tive uma identificação instantânea com a frase: "Não canse quem te quer bem" e, lendo o texto, um riso frouxo apareceu no canto da boca ao me lembrar de quantas e quantas vezes não me senti literalmente cansada de lamúrias repetitivas, de pedidos simples feitos cheios de restrições, de pessoas que demoram a vida toda para se arrumarem, de pedidos e piadas constrangedores, de sorrir e demonstrar minha simpatia quando já não mais me interessava por determinado assim. Cansada! Essa era a palavra e cansada de gente que quero o bem sim, mas que por vezes me cansam... Ahh! Que alegria e que grande alívio perceber que, se alguém já havia comentado o assunto, eu não era a única a me sentir assim.

A leitura desse texto e dessa frase que virará um lema para mim, me lembraram uma outra frase, de teor mais cômico, mas muito proferida entre aqueles que se querem bem: A intimidade é uma merda! Porque sim, meus amigos, intimidade é bom, mas chega um momento em que ela vira MESMO uma merda. E eu explico.

A intimidade vira uma merda mesmo quando se perde o respeito, o bom senso, o cuidado com o outro. Entendam: adoro estar entre aqueles com quem posso dizer que tenho intimidade, perto de quem não é preciso formalidades... Sou daquelas que não pensa muito para falar e gosto de não pensar; não sirvo comida para meus amigos na minha casa, os levo até a cozinha e os deixo a vontade para pegarem o que quiserem, assim como faço na casa deles; troco de roupa na frente das amigas e, numa viagem, aviso logo quando bate aquela dor de barriga que me fará ocupar o banheiro por mais tempo. Entendo serem essas coisas do dia-a-dia, situações de intimidade que demonstram pura e simplesmente liberdade de ser o que você é e de deixar o outro também à vontade para ser quem ele é.

O problema da intimidade é quando você passa a cansar o outro, a ser egoísta e a ser tanto você que esquece-se daquele que te quer bem. Quando apenas os seus problemas têm vez nas conversas (e eles são sempre os mesmos), quando você impõe suas inúmeras frescuras e exigências ao grupo, quando você quer fazer apenas o que você quer, da maneira que você quer e sem ceder, ok, meu amigo, você pode até estar sendo você, mas está sendo chato e está cansando quem te quer bem. 

Lembro certa vez de uma conversa:

- Ela sempre fala que não está tá no clima de sair, mas sai com todo mundo, menos com a nossa galera...

- Ahh! Mas acho que ela está mal mesmo, aí ela sai com os outros porque vai ser um role de boa, que não vai ter muita conversa e tal, mas com a gente não... Fora que com a gente ela fica a vontade de negar, falar que não quer e tal...Com a gente ela tem mais intimidade...

... Cara! O quão surreal isso te parece? Para mim parece muito ...

Ok, eu entendo que, com colegas não muito próximos você vai conversar algumas futilidade e talvez não vai tratar de assuntos muito profundos; mas entendo também que você terá de fingir estar bem quando não está. 

Eu entendo que você se force a fazer algumas coisas que nem gosta muito quando está com colegas, apenas para fazer aquele social, parecer legal, mas o que custa fazer aquele programa que você detesta com a sua melhor amiga amiga ou com seu namorado apenas para estar ao lado dele? Não é pelo programa, sabe, é pela companhia da outra pessoa... Sei lá! Eu faço isso e acho que quem gosta deveria fazer também.


Eu entendo que, com quem a gente tem intimidade, dá para sermos transparentes, dá para sermos nós mesmos, sem medo de julgamentos ou da separação no dia seguinte. Quem te quer bem, vai te amar e te cuidar, sim, mas lembre-se sempre que é preciso haver reciprocidade. É a reciprocidade quem sustenta as relações, pois ninguém quer amar sozinho, ser amigo sozinho. Quem gosta de você vai te entender sim e vai te aceitar, mesmo você sendo meio chato de vez em quando... Essa pessoa vai entender suas crises, vai te ouvir, vai fazer tudo o que puder para você... "Ela não tem culpa de gostar de você." E, se você também gosta dela e quer mantê-la ao seu lado, não seja egoísta. "Não canse quem te quer bem."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário!