arquivo

segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Ai que preguiça!!!


Preguiça. Conforme definição do Dicionário Michaelis:


pre.gui.ça 

sf (lat pigritia1 Pouca disposição para o trabalho; aversão ao trabalho; inação, mandriice. 2 Demora ou lentidão em fazer qualquer coisa; indolência, moleza; morosidade, negligência. 





Pouca disposição. Falta de vontade. 

Talvez apenas o ócio, como sugere Chorão no versos do Charlie Brown Jr.:



Mas que preguiça boa
Me deixa aqui à toa
Hoje ninguém vai estragar meu dia
Só vou gastar energia pra beijar sua boca

Eeeepa!!! Mas seeeerá que eu vou gastar energia pra beijar sua boca?

A ideia do post surgiu após a leitura da postagem "A preguiça de amar", da queridíssima Fabi D'Onófrio. Texto polêmico, discussões acaloradas no facebook e creio que por mensagens mais pessoais e, no dia seguinte, a própria Fabi Murillo Arneiro* manda a resposta ao texto: "Coitada da preguiça!".

Antes de continuar com o raciocínio vou deixar você ler os textos da Fabi. Clica no título, lê e volta... Vai lá... Tô esperando você aqui... 



Voltou? Então? O que achou? Bom, já que não dá para você responder de imediato, vou eu falar aqui o que achei!

Saibam que me identifiquei logo de cara com o primeiro texto. Essa preguiça de amar e, aliás, apenas expandindo um pouco, essa preguiça geral... de sair, de levantar a bunda no sofá e ir no bar com os amigos, dar um rolê no shopping pra não ficar à toa ou mesmo de ir até a cozinha e fazer um rango legal, já foi até tema da minha terapia. Eu chamava de cansaço também. Você pode chamar de desculpa, pode usar a linguagem coxesa e dizer vibe ("ahh amiga, hoje não tô na vaaaaibe"), se for casada pode dizer "dor de cabeça" ou, assumir o que sente e chamar que nem a minha psicóloga chamou: auto-sabotamento e falta de energia.  

Fiz algumas observações para a Fabi sobre o texto:


 "Será que a preguiça pode significar falta de interesse? A preguiça pode ser mais forte do que o encanto?" - eu diria que é auto sabotamento. você tem medo de se envolver e usa a preguiça como desculpa.

"se nossos corações solitários continuarem com preguiça de se relacionar o mundo vai acabar com solteirões assumidos e felizes." - felizes? sei não, viu...

No segundo texto, o Murillo comentou com a Fabi sobre "necessidade", a Fabi emendou o lance da "prioridade"... Fiquei meio ofendida, sabe? Porque, assim como comentei para ela:


a vontade existe sim e a preguiça (que chamo de cansaço, auto sabotamento, desculpa ou qualquer coisa do tipo) também é real. Sim, muitas vezes a vontade é enorme, a necessidade é grande, mas a preguiça vem com o mesmo tamanho e aí vence sempre a mais forte (e como a pri é forte, viu?).... Enfim...... não é fácil!

Quando bate aquela preguiça de sair, ela vem, muitas vezes, acompanhada SIM de um cansaço físico muito grande. Muitas vezes, aliás, fui forte, venci esse cansaço, me arrumei, sai e me diverti MUITO... Mas e as outras tantas em que a "pri" me pegava de jeito? Não entendia o porquê dessa canseira toda o até a psicóloga explicar: Mas também... é tanta coisa na cabeça, pensa em tantas coisas, tantos prós e contras que chega uma hora que cansa mesmo... Cansa a mente e o corpo!

E é verdade!!!

Não falo apenas do amor não, meu amigo, falo de tudo:

Fato 1.

"Quero encontrar um novo emprego!"
O salário tem que valer a pena pra eu trocar. E os benefícios? E se for ainda mais longe de casa? E se as pessoas forem chatas? Ai, entrevista é um saco! E se me não gostarem de mim, eu não passar na experiência e ficar desempregado? Meu chefe é chato, mas pelo menos ele não fica pedindo várias coisas complicadas. E minhas férias, hein? Já estão marcadas, preciso tirar para descansar um pouco, se começar em outro é mais um ano sem elas?!?! 
"Mas que preguiça de arrumar meu currículo... Amanhã eu vejo isso!"

Fato 2.

"Vamos para a balada conhecer uns gatinhos?!"
"Ihhh... Tô com preguiça sem grana! Sabe como é fim de mês, né?!"

Fato 3.

"Quero emagrecer!!!"
Acho que vou me inscrever na academia... Odeio academia, sabe? Ficar puxando ferro não é comigo. E aquelas aulas de aeróbico, então? Me sinto uma pata, mooooorro de vergonha, porque o professor manda fazer o movimento e eu nunca sei acompanhar. Aí você olha pro lado, aquela tiazona de quase 50 anos tem o corpo mais sarado que o seu e pega muito mais peso! Odeio academia! Aquelas gostosas desfilando de um lado, aqueles saradões bobocas do outro... Eita povinho que se acha! Fora a história da dieta. Eu não vou aguentar viver na base da salada e da frutinha... Aqueles pózinhos que o povo de academia toma... Eca!!! Fora que a grana está curta, né? Essa história de academia é pura futilidade, o que importa não é meu corpo... Acho que eu vou começar andando no parque! Isso! Vou falar com as meninas para montarmos um grupo e irmos correr no parque no fim do dia, deve funcionar.
"Alô, Paty? Oooiii... Viu, tava pensando... Vamos juntar as meninas e... Comer uma pizza sexta, aqui em casa? Tô com uma vontade de pizza..."

Fato 4.

"Vamos pra praia comigo? A Ju e a Lelê também vão!!!"
Ai, nem conheço a Lelê direito, é chato, né? E a Ju e aquele corpão dela na praia?!?! Aff... Vergonha... Adoro a Carol... Eu queria ir com ela... Faz tanto tempo que não vou pra praia também... Ihh, mas a Carol vai querer ficar falando do Pedrinho também e eu não tô afim de ficar sendo conselheira amorosa... Preguiça da Carol!!! Quando ela está apaixonadinha, ela enche o saco... Putz!!! Além de tudo, o melhor amigo do meu ex tem casa na praia pertinho da Carol!!! E se ele tiver lá? E se ele estiver lá COM OUTRA?!?!?! Ahh tem aquele trabalho da facu para entregar daqui a 3 meses... Melhor começar logo, vai que não dá tempo, né? 
"Sabe o que é, amiga? Preciso dormir estudar esse fim de semana..."

Fato 5.

"O fofo da facu me chamou para sair!!!"
Ahh, o Bruninho não é lindo, mas até que é bem simpático... Nossa, a ex dele era tão linda... Ele acabou com ela faz pouco tempo, por que será que ele se interessou logo por mim? Aquelas camisetas de roqueiro dele, será que vai querer ir no sertanejo comigo? Ele é amigo do Betão, queria tanto sair com o Betão, tá que ele nunca me olhou, mas é chato sair com dois amigos, né? O Bruninho é engraçado, gosto de falar com ele... Tá, meio bobo às vezes... Dizem que ele é o namorado dos sonhos de qualquer menina, mas uma vez ouvi dizer que ele tem chulé... Não quero namorar um cara que tenha chulé, sério!!! Será que ele vai querer fazer o que? E se ele quiser que eu vá para a casa dele? Eu não vou dar no primeiro encontro! Ele vai me achar uma vagabunda e não querer nada comigo... Mas e se eu não der e ele nunca mais procurar? Ai meu Deus!!! Ai... tá doendo aqui a cabeça... Acho que vou desmarcar... (Extra: ver " Fato 2 - Vamos para balada conhecer uns gatinhos?")
"Ai, Bruninho, que saco! Fiquei enrolada no trabalho e não saí ainda... Vamos marcar outro dia?"

---

Eu sei que você quer SIM um emprego novo, sei o quanto gosta de sair para dançar e o quanto ama praia. Sei que você anda fazendo promessa pra Santo Antônio e que tá doidinha para namorar e que sonha em ser a musa do verão do próximo ano, mas por que se sabota tanto? Por que fica em casa assistindo Zorra Total ao invés de ver gente, sentar num bar e ficar jogando conversa fora? Levanta essa bunda gorda do sofá e dá uma voltinha no quarteirão e, acredite em mim, é muito mais rápido e fácil preparar uma saladona do que uma lasanha. Pra que tantas desculpas esfarrapadas pra faltar naquele emprego chato? Por que não sai distribuindo currículo? Por que não pede indicação para aquele seu colega de classe?

Tá, eu sei, no fundo você tem medo! Eu também tenho medo. É difícil mudar, né? É mais cômodo deixar tudo como está, do jeitinho que estamos acostumados. Em time que está ganhando, não se mexe!!! Ahh, mas mexe, sim!!! Mexe para fazer mais gols ora essa, mexe para fortalecer a defesa!

Uma vez me falaram que o medo é a falta de amor próprio. É isso mesmo... Falta de confiança no seu potencial, falta de confiança naquilo que você quer... Será que você quer MESMO mudar de emprego? Tá certo, aqui entra a teoria da Fabi e do Murillo sobre necessidades e prioridades... Talvez você não queira, porque não é prioridade. Mas talvez seja, mas você acha que não é porque você não confia na sua intuição, nos seus desejos, em você...

Eu sei que está confuso, mas é porque é confuso mesmo. É a vida e a vida é assim! 

É por isso que eu chamo a preguiça de auto-sabotamento.

É por isso que eu te sugiro pensar melhor sobre os seus sentimentos, suas vontade e desejos quando a preguiça te abraçar!

Mais especificamente sobre o amor, no segundo texto da Fabi, ela do Murillo, ele* falou uma coisa maravilhosa: 

Quando o amor se tornar prioridade, quando for a vontade suprema, não haverá distância impossível, tempestade monstruosa, furacão, tsunami, terremoto. Quando brilha meu amigo, não tem como escapar. 

Eu só mudaria esse "Quando o amor se tornar prioridade, quando for a vontade suprema...". 

Eu, Karla, diria que: "Quando você encontrar um amor que o encante, quando tocar no seu coração um desejo supremo...". Você vai saber quando isso acontecer, você vai reconhecer e nem vai lembrar que um dia teve preguiça ou medo.

Quando seu coração estiver radiante, bater feliz e você achar que é amor... Quando a paixão te pegar, você tentar escapar e não conseguir (leia cantando), a preguiça vai ser boa, você vai querer ficar a toa e vai lembrar do Chorão e gastar energia SIM.

Até lá, dá tchau pro medo. Enfrenta, não fica pensando muito.
Desperta a criança que está dentro de você, aquela inocente, aventureira... Aquela que via a Eliana dos dedinhos e cantava com ela Xó Preguiça!


* Retificando: o texto "Coitada da preguiça!" é de autoria toda do Murillo.
Fantástico!!!


Um comentário:

  1. Sensacional Ka.
    Seu texto está completo.
    Me deu vontade de levantar agora e dar piruetas pelos corredores do meu trabalho. Vontade de planejar todas as minhas viagens até 2014. Porque sim, nós podemos sim, nós fazemos acontecer, quando é verdadeiro e merecedor nós iremos conseguir sim. Poruqe é assim que funciona. Aperta o botão da vontade, de fazer os sonhos realidade e se joga de cabeça mesmo. Se bater a cabeça ok, faz um curativo e se joga de novo... relaxa meu amigo, quebrar a cabeça por tentar realizar sonhos não mata!

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário!