Além do uso pessoal das redes sociais, como Twitter, Facebook, Google+, Orkut (hoje quase finado, mas ainda com uma quantidade relevante de usuários cadastrados), Youtube, Blog e afins, hoje muitas empresas as encaram como fonte de negócios para o relacionamento com seus clientes.
Considerando a divulgação da imagem artística como um serviço a ser vendido e os fãs como os clientes a consumirem esse "produto" (artista), fazer-se presente nas redes sociais é iniciativa de primordial importância para a comunicação desse ídolo com seu público.
Considerando a divulgação da imagem artística como um serviço a ser vendido e os fãs como os clientes a consumirem esse "produto" (artista), fazer-se presente nas redes sociais é iniciativa de primordial importância para a comunicação desse ídolo com seu público.
Muitos fãs enxergam os artistas que admiram como seres intocáveis e, poder ter contato com eles nas redes sociais, faz com que se sintam mais próximos e com que a admiração sentida por eles cresça ainda mais. Além disso, a exposição do artistas nas redes sociais pode aproximá-lo dos demais públicos de contato, ou seja, contratantes, produtores de eventos, radialistas e imprensa de modo geral, gerando mídia e divulgação espontâneas.
Assim como as empresas tomam certos tipos de cuidados ao veicularem sua imagem nas mídias digitais, os famosos também devem ter cuidado redobrado ao exporem informações sobre si e seu trabalho nas redes sociais. É importante que sejam orientados pela assessoria de imprensa quanto ao uso dessas ferramentas e que procurem seguir essas orientações em seu dia-a-dia no meio digital.
As redes sociais podem ser utilizadas pelos artistas de forma a divulgar sua agenda profissional e imagens dos eventos realizados, projetos futuros e, até mesmo, informações sobre sua vida pessoal. No entanto, é preciso estabelecer regras para essa exposição, tomando cuidados como: não divulgar locais de eventos corporativos, não revelar segredos guardados pela assessoria de imprensa como estratégia de marketing, entre outros detalhes.
É interessante que o próprio artista alimente o perfil de sua rede social, para que possa postar coisas relevantes aos fãs. No caso de contas atualizadas pela assessoria, além da divulgação de eventos em que o famoso estará presente, é interessante compartilhar notícias que saem na mídia, muitas fotos de shows, gravação de programas de televisão e flagras do artista. Promoções em redes sociais valendo CDs autografados, camisetas, convites de shows etc. também são muito bem-vindos.
Assim como fazem as marcas corporativas, responder às solicitações e tirar dúvidas dos seguidores é bastante interessante e ajuda muito na imagem do artista. Compartilhar mensagens de contratantes a respeito de eventos em que se está envolvido também, além de mensagens de radialistas e imprensa em geral relacionados ao segmento em que atua também é válido.
O que não pode é ser chato ou forçado. Criar campanhas para alavancar o nome do famoso ou produtos envolvidos a ele podem ser interessantes, mas se as tags forem utilizadas com muita frequência podem ser chatas. Além disso, compartilhar apenas mensagens imperativas, como "Compre o CD", "Vá ao show", "Peça a música", "Assista na TV", "Indique", entre outras, não passam uma imagem positiva. Legal é gerar conteúdo. Contar uma novidade, compartilhar um material interessante, informar sobre um evento e convidar o público para ele e presentear.
Lembre-se: Saber se fazer presente nas redes sociais e gerar informações interessantes é muito mais importante do que simplesmente aparecer de maneira irrelevante.
As redes sociais podem ser utilizadas pelos artistas de forma a divulgar sua agenda profissional e imagens dos eventos realizados, projetos futuros e, até mesmo, informações sobre sua vida pessoal. No entanto, é preciso estabelecer regras para essa exposição, tomando cuidados como: não divulgar locais de eventos corporativos, não revelar segredos guardados pela assessoria de imprensa como estratégia de marketing, entre outros detalhes.
É interessante que o próprio artista alimente o perfil de sua rede social, para que possa postar coisas relevantes aos fãs. No caso de contas atualizadas pela assessoria, além da divulgação de eventos em que o famoso estará presente, é interessante compartilhar notícias que saem na mídia, muitas fotos de shows, gravação de programas de televisão e flagras do artista. Promoções em redes sociais valendo CDs autografados, camisetas, convites de shows etc. também são muito bem-vindos.
Assim como fazem as marcas corporativas, responder às solicitações e tirar dúvidas dos seguidores é bastante interessante e ajuda muito na imagem do artista. Compartilhar mensagens de contratantes a respeito de eventos em que se está envolvido também, além de mensagens de radialistas e imprensa em geral relacionados ao segmento em que atua também é válido.
O que não pode é ser chato ou forçado. Criar campanhas para alavancar o nome do famoso ou produtos envolvidos a ele podem ser interessantes, mas se as tags forem utilizadas com muita frequência podem ser chatas. Além disso, compartilhar apenas mensagens imperativas, como "Compre o CD", "Vá ao show", "Peça a música", "Assista na TV", "Indique", entre outras, não passam uma imagem positiva. Legal é gerar conteúdo. Contar uma novidade, compartilhar um material interessante, informar sobre um evento e convidar o público para ele e presentear.
Lembre-se: Saber se fazer presente nas redes sociais e gerar informações interessantes é muito mais importante do que simplesmente aparecer de maneira irrelevante.
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