arquivo

segunda-feira, 19 de março de 2012

Comidinhas internacionais - Delícias árabes e indianas do Restaurant Week

Acabou ontem mais uma edição do Restaurant Week em São Paulo. Para quem não conhece o evento, trata-se de duas semanas nas quais alguns dos melhores restaurantes da cidade apresentam menus especiais, com entrada, prato principal e sobremesa, a preços mais acessíveis.

Dessa vez fui a dois restaurantes de comida internacional:  Arábia, de comida árabe, e o Tandoor, de comida indiana.

Como já conhecia um pouco da culinária árabe, no Arábia o destaque mesmo ficou por conta da sobremesa: aish saraya . uma espécie de manjar, sobre uma fina camada de um tipo de bolo branco com calda de flor de laranjeira. Além de fresquinho, não é um doce nada enjoativo! Delícia!


Provei ainda a saladinha de pepino com coalhada (foto) e o tajine de frango com couscous marroquino. Tudo muito bom e leve!!!
O homus (pasta cremosa de grão de bico) do Arábia, me impressionou pela leveza... Acompanhado de pão sírio quentinho então... Sem palavras! Quem só conhece a receita pela moda do Habibs pode e deve visitar o restaurante para se impressionar com a diferença! Provavelmente o homus do Habibs nunca mais parecerá tão bom!
Os sorvetes do Arábia também são super famosos. Quero voltar um dia para provar o de limão puxa, o de misk e o rosas e o suco de damasco também pareceu ser bem gostoso, mas não tomei.

Uma hora de almoço é o que tem os assalariados, foi bom enquanto durou. Voltarei um dia com mais tempo.

---
O Tandoor foi a grande novidade do fim de semana. Comida indiana, como será que é? Já adianto que quem não curte uma comida picante pode passar longe, mas que cada explosão de sabor vale a pena ser experimentada.

Superando toda e qualquer expectativa, ao chegar no Tandoor descobrimos (meus pais e eu) que todos os pratos do cardápio eram servidos (normalmente, os restaurantes dão várias opções de pratos e você escolhe apenas uma das entradas, dos pratos principais e das sobremesas para provar, lá, além de levarem todas as duas entradas com os molhos, os pratos principais estavam servidos no esquema buffet - sirva-se a vontade - e nós tínhamos apenas que escolher a sobremesa) e eu fiquei super feliz de saber que poderia comer de tudo!


Como entrada: salmosa de vegetais e de frango (foto). Até aí nada picante, muito pelo contrário, tudo bem leve! O charme ficava por conta dos molhos: tamarindo, papaia e iogurte com hortelã. A mistura agridoce do molho no pastel salgado ou a refrescância da hortelã eram deliciosos! O jantar, definitivamente, tinha começado muito bem.
Com os pratos principais no esquema buffet, é óbvio que provei de tudo:
- Bageecha Jhinga (camarão e legumes cozidos em molho de tomate);
- Murg Makhani (Frango assados e cozido com molho de tomate);
- Daal Masala (Lentilha preparada em um molho de tomate, cebola e especiarias) e
- Kesari Pullao (Arroz com Açafrão)
... Além disso, ainda podíamos pegar a vontade o naan (espécie de pão sírio), cenoura e limão curtidos em não sei o que e um molho branco também de limão.

Indescritível!!! A picância das especiarias que temperavam os pratos era forte, mas, ao mesmo tempo, deliciosa. O pão e o arroz ajudavam a equilibrar o ardor, juntamente com o molho de limão, que parecia refrescar as papilas gustativas (falei bonito agora!) a cada garfada!

Bebíamos Fruit Lassi (fruta, no caso manga - recomendada pelo garçom - em uma mistura de iogurte natural e essência de rosas) e Sherbet (refresco a base de rosas), que, docinhos, ajudavam muito a equilibrar o gosto forte da comida, aliviando muito o ardor.

O Fruit Lassi parecia um suco normal batido com leite, muito bom! O Sherbet eu ainda não consegui definir o que achei... Era bom, mas o gosto e o cheiro acentuados de rosas me pareciam bastante esquisitos. Me sentia bebendo perfume, mas até que gostava do gosto docinho. Ouvi comentarem em uma mesa vizinha que existia o Flower Lassi também, que era a bebida de iogurte com flores ao invés de fruta, e que, nesse caso, existia a versão com rosas... Talvez fosse melhor que o refresco!

Por fim as sobremesas: Gulab Jamun (Bolinho de leite quente com caldo de essências de rosas) ou Mango Kulfi (Sorvete indiano exótico de manga). Eu e meu pai fomos no bolinho de leite, que parecia um bolinho de chuva, muito macio e enxargado de calda e, por isso, bem molhadinho e cremoso! Delicinha! Minha mãe ficou no sorvete exótico, que era exótico mesmo, pois não tinha a consistência cremosa de sorvete que estamos acostumados, era bem mole e melado... Parecia calda de sorvete, mas ainda mais mole, mas ainda mais cremosa. As duas sobremesas eram BEM doces, mas como minha boca ainda ardia, achei tudo muito bom.

Finalizamos o jantar com um cafézinho normal. Vacilei, deveria ter provado o famoso chai indiano... Fica para uma próxima, porque gostei e quero sim, essa mistura exótica de sabores na minha mesa novamente!

---

Para quem se interessou, o Arábia fica na Haddock Lobo, no Jardins; e o Tandoor na Rua Dr. Rafael de Barros, no Paraíso. A próxima edição do Restaurant Week deverá ser no segundo semestre desse ano e, o pessoal de outros estados, deve ficar ligado no site, pois rola RW em outras cidades também.

Confiram os sites e bom apetite!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário!