arquivo

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Biografia Alerta Geral

    

     O Alerta Geral nasceu em Resende, Rio de Janeiro, quando, em meio às rodas de samba que já freqüentavam, na época apenas como expectadores, um grupo de amigos decidiu se reunir para fazerem seu próprio som e animarem suas turmas nas festas de faculdade.
     Calouros da Universidade Estácio de Sá, no início de 1998, Guilherme (guitarra), Xandão (violão) e Diogo (vocal), convidaram os amigos e também universitários Felipe (pandeiro) e André (rebolo) para integrarem o grupo, que tocava no bar da universidade e atraia um público fiel nas noites de sexta-feira.
     Tocando as canções que estavam nas paradas de sucessos dos grupos de pagode do momento, como Exaltasamba, Os Morenos e Molejo, que teve um trecho da música “Pula por cima da Dor” como a inspiração para o nome Alerta Geral, o grupo carioca logo começou a chamar a atenção e passou a ser convidado para tocar nas festas de sua cidade e ganhou ainda mais destaque ao participar de uma matéria do Fantástico, da TV Globo, sobre jovens de classe média que faziam samba.
     Decididos a tornar profissional o trabalho que até então encaravam apenas como diversão, o Alerta Geral passou a investir no grupo todo o dinheiro que ganhava nesses shows e, assim, conseguiram gravar seu primeiro CD independente, “Procura-se”, em 2000.
     Para o lançamento de seu primeiro álbum, além de uma festa no Teatro Rival, no Rio de Janeiro, o Alerta Geral fez um show beneficente no ginásio do Colégio Salesiano de Resende, em que o ingresso era um quilo de alimento não-perecível. Essa ação reuniu um público superior a 4.500 pessoas e mais de 5 toneladas de alimentos foram arrecadadas e doadas para instituições de caridade da cidade.
     Com o disco “Procura-se”, o Alerta Geral fez muitos shows na região sul fluminense e, em janeiro de 2001, os cariocas se mudaram para São Paulo a fim de investir em sua carreira. Na capital paulista, o grupo se apresentou em casas de grande renome no cenário do samba e pagode, como: Carioca Club, Consulado da Cerveja, Pólo Norte, Mistura Brasileira, entre outros, sempre com a lotação esgotada e um público animando entoando as canções “Vida a Dois” e “Só pra ver se Você Volta”, que figuram até hoje como umas das mais tocadas do grupo.
     Seis meses depois de sua ida para São Paulo, realizados com a experiência que obtiveram o Alerta Geral decidiu voltar para casa para trabalhar em um novo disco. Em um momento em que o funk e o forró universitário dominavam o cenário musical brasileiro, o grupo não se intimidou e, no inicio de 2004, o CD que levava o nome do grupo, já estava pronto e levava o quinteto mais uma vez para as principais casas sul fluminenses.
     O sucesso em sua região não era o bastante para o Alerta Geral e, em novembro de 2007, o grupo entrou novamente em estúdio. Mais maduros e procurando elementos que pudessem elevar o status da banda e dar um upgrade em sua carreira, o grupo procurou Wilson Prateado, reconhecido no mercado como um dos melhores produtores de samba e pagode do Brasil.
     Fechada a parceria, deu-se início à produção e gravação do CD “Fica Comigo”, que contava com releituras de sucessos do Pop e Rock nacionais que já se faziam presentes nos shows do Alerta Geral, como Meu Erro (Paralamas do Sucesso); Ciúme (Ultraje a Rigor) e Garota Dourada (Radio Taxi), mescladas com músicas românticas e batidas agitadas, que mostravam diversas influências musicais, no melhor estilo do pagode universitário que fazia grande sucesso na época.
     Esse era apenas o primeiro passo de uma nova fase na carreira do grupo, que tendo o seu talento reconhecido, foi apadrinhado por Djai dono da casa noturna Clave do Sol, em Penedo, onde o Alerta Geral por muitas vezes se apresentou, que investiu no grupo e os ajudou na finalização do disco e em sua divulgação.
     O trabalho deu resultado e a música “Fica Comigo”, de autoria de Felipe Duarte e André Marinho, ganhou as paradas cariocas como uma das mais pedidas na programação das principais rádios da capital. A repercussão levou o Alerta Geral a se apresentar em casas como o Lapa 40º, do conhecido dançarino Carlinhos de Jesus, e a Tem Tudo, que é tida como berço do samba carioca em Madureira. Hoje, o grupo é a principal atração da Big Field, localizada na região de Campo Grande, todas as quartas e sábados, além de se apresentarem nas principais casas de samba do Rio de Janeiro.
     Prestes a completar 10 anos de carreira, o Alerta Geral orgulha-se de já ter participado de eventos com público superior a 25.000 pessoas e do sucesso alcançado na região sul fluminense, mas ainda quer muito mais e, em 2009, vem com tudo para garantir seu espaço no cenário nacional. Com um show descontraído, com o melhor do pagode universitário, o Alerta Geral conquista o atenção do público e cativa a cada espetáculo, conquistando o respeito e a admiração de quem conhece o seu trabalho e atraindo a cada dia um número maior de fãs por onde passa.

Março / 2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário!