arquivo

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Amor de fã - Como explicar?


Durante dois anos e meio da minha vida, trabalhei cuidando de fãs-clubes e admito que foi uma experiência, ao mesmo tempo, reveladora e instigante. Ouvi muitas histórias, vi muitas coisas, vivi situações inimagináveis. Muitas vezes pensei em escrever fábulas, piadas, contos sobre esse período e conto aqui um pouco sobre essa relação fã x ídolo.

A saber, nunca fui fã de nada nem de ninguém. O mais próximo que cheguei disso foi, na minha adolescencia, ser apaixonada por Scott Robinson do 5ive e colecionar revistas e mais revistas com matéria do(s) rapaz(es). Minha mente doentia, na época, acreditava que um dia o grupo viria para o Brasil, eu iria ganhar alguma promoção e ficaria cara a cara com meu amado, ele se apaixonaria por mim, nos casaríamos e viveríamos felizes para sempre!
Não aconteceu (ahh vá!). Eles vieram para o Brasil, era pirralha e minha mãe não me deixou ir ao show. Tempos depois Scott se casou (com uma baranga, diga-se de passagem) e o grupo acabou. Finada minha vida de fã.

Nesse tempo, fazendo o meio de campo entre os artistas e os fãs, vi o quanto um fã é capaz de uma loucura: era gente que faltava na escola ou no trabalho para ver o ídolo na porta de uma rádio, quem saia de casa escondido no meio da madrugada para ver um show, quem brigava com quem fosse para defender o artistas, aquelas que gastavam rios de dinheiro em viagens atrás dos caras (uma, certa vez, veio da Argentina! Juntou a vontade de conhecer São Paulo com a de assistir a um show ao vivo. Queridíssima! Virou amiga!), revistas, produtos com a marca deles, presentes, festas de aniversário (aliás, algumas com decoração digna de organização de buffet!) etc. e as mais doidas na minha opinião: as tatuadas! "Meninaaaa!!! Como assiiiiim você fez uma tatuagem! Isso é pra vida inteira, você sabia? Deve ter doído! Tá ficando louca?!" - Era o que eu repetia muitas vezes.

Agora, o que eu nunca entendi: o que leva uma pessoa a esse fanatismo? Elas diziam que era um prazer muito grande ser reconhecida pelo seu ídolo, se tornar amiga dele, ter um abraço sincero, receber um sorriso dele de cima do palco... Eu não entendo! Juro!
Eu tinha uma motivação: virar esposa do cidadão! Piriguetismo-mirim puro! Mas ser amiga!? Pô... Amigo, pra mim, é aquele cara que te chama pra ir na casa dele, com quem você sai na balada, pede conselhos... Não um ídolo! E, outra coisa... Amigo é amigo, não é ídolo... Sei lá eu...

Sair de casa de madrugada, pegar um ônibus, ir pra outra cidade só para assistir a um show normal (que, provavelmente, em dois meses vai para a casa noturna do lado da sua casa)... Faltar no trabalho correndo o risco de ser demitida só pra tirar uma foto com um cara que eu admiro? Acho que não é pra mim (e desconfio que minha mãe me dava uns tapas e confiscava todo meu dinheiro se eu desse umas dessas).

Sinceramente, fiquei dois anos e meio cuidando de fãs e nem assim consegui entender o que motiva esse sentimento. Fico pensando na galera que é fã dos artistas da gringa (como eu fui, ainda que em muito menor escala)... A pessoa vem se apresentar no Brasil uma vez a cada mil anos, tem uma multidão atrás dela e, provavelmente, nem na mão no indivíduo você vai conseguir pegar! Por que, então, acampar no aeroporto, em frente ao hotel, na fila do show? O que se passa no coraçãozinho e na cabeça dessas pessoas? Gostaria de entender.

E você, o que acha disso?

6 comentários:

  1. amor de fa e inesplicavel sou fa de carterinho do grupo jeito moleque ja fiz 3 tatuagem em homenagem a ele a mais recente foii om autografo fo BRUNO naun me arrependo de nada ja fiz muiitas loucurar por eles

    ResponderExcluir
  2. Ah então ser fã é uma coisa inexplicavel, um sentimento como o amor, você não consegue descrever... algo que apenas acontece.
    Ás vezes dá vontade de deixar tudo pra lá, por que eles tem de tudo, você ali como fã é apenas mais um... mas ao mesmo tempo vc lembra de quanto tempo fica sem ir ao show, ai qnd ele te vê olha pra vc com um lindo sorriso e diz : Você sumiu ....
    Isso te motiva por que mesmo sendo apenas mais um ele percebe sua ausencia...
    É um sentimento que você não sabe de onde vem, até onde vai, só sabe que existe, as vezes bem maior que você... te alegra, te intristece, faz chorar de alegria, de raiva... sem definições
    Adorei o Tema Parabéns
    Beijos Rali

    ResponderExcluir
  3. To rindo horrores!! Muito bom o post Karla,como sempre arrazando. Mas eu também me pergunto: Porque a tatuagem? e quando olho para ela fico pensando em tudo que já fiz pelo grupo que admiro. Tudo que você já escreveu acima eu já fiz e o pior é que vemos os idolos como pessoas encantadas, que tolas! São seres humanos como nós. Tem pessoas que fogem da rotina atrás de idolos. Imaginando que um dia casaria com ele,criando um mundo ilusório em sua mente.Na vida buscamos suprir nosso prazer pleno e quem sabe esse mundo de fãXidolo tenha isso de tentar suprir esse prazer inimaginavel. Mais uma vez tolas,porque NUNCA vamos conseguir suprir esse prazer pleno. Faço psicologia e fico rindo hoje de todas as doideras e atitudes impulsivas fiz para chegar perto dessas pessoas que considerei idolos em minha vida. Beijinhus Karla esse post vai gerar comentários rs

    ResponderExcluir
  4. Muito bom o post Karla!! haha Esses exemplos de matar trabalho,viajar pra longe e gastar horrores com passagem se encaixam muito bem no meu caso! hahaha Tbm nao sei o pq disso tudo e às vezes paro e fico refletindo...por um motivo eu sei q valeu à pena...através deles fiz muitas amizades que pretendo manter pra toda vida! ps:Saudades de ficar te mandando e e-mail e enxendo no msn pedindo coisinhas... rsrs bjo

    ResponderExcluir
  5. amor de fã não tem explicação, a gente ama e pronto... é um sentimento puro e sincero,pena que mt gente confunde o fã com o fanático,(isso é mt injusto) o fã tem carinho respeito e admiração,já o fanático é obcecado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade! São duas coisas BEM diferentes fã e fanático!
      Postei o comentário de vcs na minha nova página do Facebook: facebook.com/ProfissaoFamoso obrigada pela mensagem ;)

      Excluir

Obrigada pelo seu comentário!