arquivo

terça-feira, 5 de julho de 2011

Mantenha a linha na dieta

Recentemente comecei a academia. Estou animada, mas, como sedentária confessa, não sei quanto tempo essa alegria toda vai durar. No entanto, talvez pela genética, a sorte é que eu não tenho lá tanta tendência a engordar. Claro que se vacilar aparecem uns pneuzinhos desagradáveis, mas aí é que entram as 10 dicas simples que, pelo menos para mim, funcionam.

Como não perder a linha na dieta:

1. Evite ter doces ou coisas calóricas em casa.
A lógica é simples: quando você tem guloseimas à fácil acesso, acaba cedendo à tentação. Tenha petiscos lights acessíveis: damascos secos, barrinhas de cereais (a caixa Trio Light Delicias é ótima, parece caixa de bombons), soja salgada etc.

2. Quando sentir muita vontade de comer alguma besteira aguarde.
Bateu aquela necessidade de um pacote de Passatempo recheado? Aguarde até o dia seguinte. Pudim, bolo de cenoura com chocolate, pipoca doce bem vermelhinha? Espere uma semana.  Se a vontade não passar coma (moderadamente. Pacote de bolacha, por exemplo, compre um, não faça estoque em casa).

3. Separe uma pequena porção de guloseima para comer e esconda o restante em difícil acesso.
Está feliz e satisfeito com seu tablete de chocolate? Corte uns dois ou três quadradinhos, coloque de volta na gaveta e vá para outro cômodo da casa comer. De preferência coma quando estiver saindo de casa a caminho do trabalho. Só vá comer mais dois ou três quadradinhos no dia seguinte.

4. Tenha balas docinhas na bolsa.
Quando sentir vontade de comer um doce, apele para uma bala. Eu disse uma. Butter Toffees são sempre ótimas opções sanar a falta do chocolate, mas, se não tomar cuidado, você acaba comendo um monte e não adianta nada. Prefiro as de hortelã com recheio líquido de chocolate, pois demoram para estourar (logo, menos tempo pensando em comida) e o recheio é maravilhoso.

5. Beba água.
Água ou suco de saquinho (light. Clight e Mid são os melhores). Líquidos enganam a fome e, além de tudo, hidratam. Quando dá vontade de comer besteira, bebo logo uns dois copões de água gelada. A barriga fica cheia e eu desisto da ideia de comer. Se a vontade de doce não passa, vou no suco light. Engana.

6. Esquente a comida no microondas.
Mais uma lógica simples: você esquenta tudo bonitinho na panela, coloca a mesa linda e, depois de bater um pratão, lembra como tudo estava gostoso, vê aquela comida sorrindo da panela para você e aí resolve comer mais um pouquinho. #FAIL. Situação dois: você tira a comida da geladeira (comida no tapawer nunca é linda), coloca no prato e põe no micro. Enquanto a comida esquenta, você já guardou tudo de volta na geladeira. Você come. Ai que vontade de repetir. Você pensa no trampo de pegar tudo de novo na geladeira, na comida sem graça gelada, colocar pra esquentar... Você desiste.

7. Coma muito! Eu disse MUITO!!!
Que, linda, ficou louca? Não, não fiquei, é isso mesmo. Faça seu prato favorito e coma muito, muito! Quando acabar não se prive, faça de novo e coma feliz. Uma hora você vai enjoar e não vai mais querer ver aquilo na sua frente.

8. Evite por algum tempo.
Esse é o oposto do coma muito e é, provavelmente, a mais difícil das dicas. Funciona muito bem para refrigerante, chocolate e salgadinho. Eu era viciada nessas coisas e, um belo dia, determinei que ia ficar um tempo sem comer. Sei lá... Dois... Três meses? Quando voltei, voltei aos poucos. Conclusão: não consigo comer quantidades exageradas de mais nada disso. Fico enjoada. Não sei se sou meio extraterrestre, mas funcionou.

9. Aprenda a temperar sua salada.
A dica parece idiota, mas não é. Primeiro que uma saladinha bem temperada, pode servir como uma belíssima refeição. Saber balancear a quantidade de sal, azeite e vinagre faz toda a diferença. Mas, ATENÇÃO, ultimamente tem pipocado por aí um monte de matéria dizendo que os "incrementos" das saladas podem torná-las altamente calóricas e é verdade. Não se empolgue com as mostardas, molhos de queijos e adjacentes. Sal. Vinagre. Azeite. Basta.

10. Não perca seu foco.
Não resistiu à tentação e enfiou o pé na jaca no final de semana? Ok, comece tudo novamente na segunda-feira. Aliás, não espere a segunda. Assim que perceber que passou dos limites, mude de atitude imediatamente. Sou daquelas que fazem valer um bom rodízio, mas isso não significa que chego em casa e como ainda mais. Usar a desculpa de que saiu da dieta para não voltar para ela nunca mais é a pior armadilha. Não caia nessa.
....

Espero que gostem e aproveitem, mas, se nada der certo, você ainda pode apelar para essa oração:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário!